Em função da decisão dos clubes de colocar em causa a disputa da 30ª e última jornada do Girabola 2021-22, o órgão reitor do futebol angolano refere que vai penalizar com falta de comparência as equipas que se escusarem jogar a 30ª e última jornada do Girabola 2021-22, que encerra nesta quinta-feira, 25, em todo país.
Em declarações à ANGOP, ontem, terça-feira, 24, na sequência da decisão dos clubes de não disputarem a derradeira ronda sem o pagamento da verba prometida, o vice-presidente do órgão reitor, José Carlos, afirmou que não haverá adiamento.
Explicou que, por ser a última jornada do campeonato, a ausência é penalizada com a desqualificação.
«A FAF não tem nada acordado com quem quer que seja, tem sim um acordo com o consórcio», disse, referindo-se ao grupo de três empresas Sonangol, Sodiam e Endiama, criado para minimizar os custos das equipas concorrentes na prova nacional.
Adiantou, contudo, que parte da primeira tranche começou a ser depositada nas contas bancárias dos clubes desde a última segunda-feira, sem avançar mais pormenores.
Recorde-se, a primeira parte do valor a ser atribuído por clube pelo consórcio na presente temporada estima-se em 21 milhões de Kwanzas, que deviam ser entregues em Abril passado.
É a segunda vez que a FAF vê-se confrontada com uma situação que pode levar a interrupção do Girabola2021-22.
Em Março, o órgão reitor foi obrigado a suspender o evento, temporariamente, devido a um anúncio de greve por parte dos árbitros, a partir da 24ª jornada, por falta de pagamento, assunto resolvido pelo consórcio em 50 por cento.
Na altura, falava-se em uma dívida de 150 milhões de Kwanzas, relativos a prémios de jogos, transporte, alojamento e alimentação.
O Girabola é liderado pelo virtual campeão Petro de Luanda, com 74 pontos, secundado pelo Sagrada Esperança, com 60. O 1º de Agosto ocupa a terceira posição, com 58 pts.
Estão já desqualifcados, o Progresso Sambizanga, Kabuscorp do Palanca e Sporting de Benguela.
Jogos da 30ª jornada
Interclube- Petro de Luanda, 22 de Junho (15h)
Cuando Cubango-Sporting de Benguela, Eucaliptos (15h)
1º de Agosto-Sagrada Esperança, estádio 11 de Novembro (15h)
Desportivo da Lunda Sul-Sporting de Cabinda, Mangueiras (15h)
Kabuscorp do Palanca- Progresso do Sambizanga, estádio dos Coqueiros (15h)
Recreativo do Libolo- FC Bravos dos Maquis,Libolo (15h)
Recreativo da Caála – Académica do Lobito,Caála (15h)
Desportivo da Huíla- Wiliete de Benguela, Tundavala (15h).
Fonte: ANGOP