É NOTÍCIA: Hábito de leitura tido como “chave” na evolução desportiva

A leitura, de modo geral, foi este sábado, particularmente destacada como preponderante no processo evolutivo dos desportistas, durante um seminário com o tema «A Importância da...


A leitura, de modo geral, foi este sábado, particularmente destacada como preponderante no processo evolutivo dos desportistas, durante um seminário com o tema «A Importância da Leitura no Desporto», decorrido em um dos restaurantes de Luanda.

Sobre o assunto, em declarações à imprensa, António da Luz, Secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano, afirmou que o hábito de ler deve ser cultivado no seio desportivo porque influencia o desenvolvimento, o poder de criação e raciocínio do praticante, reflectindo-se na sua exibição.

Disse tratar-se de um elemento que deve ser implementado não só para a aprendizagem da vertente técnica do estudo de jogo, mas numa perspectiva mais abrangente, acrescentando que ler permite relaxar e elevar os níveis de concentração.

O também professor de educação física referiu que a leitura traz, igualmente, crescimento psicológico.

Já o treinador Manuel Garrido considerou o meio desportivo ideal para o fomento da leitura, porque acelera o processo do entendimento do atleta, sobretudo dos escalões de base.

Para ele, a leitura está ligada ao conhecimento científico, mas também transmite valores como a educação, respeito às leis desportivas e o amor ao próximo.

A nadadora do Clube Náutico, Inara Santos, frisou ter sido proveitoso o encontro, sentindo-se mais motivada a praticar a leitura fora do período de competição, onde o tempo é escasso.

O seminário foi uma iniciativa do clube de natação “Onda Sport Club”. Teve como prelector o escritor angolano Ondjaki, com 22 anos de carreira.

Ondjaki é versado em contos, poesia infanto-juvenil, romance, novelas e teatro.

Durante duas horas, o orador fez uma apresentação interactiva com nadadores, diversos agentes desportivos e convidados.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023