A direcção da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA) pretende fazer um investimento na ronda dos mil milhões dólares norte-americanos para a massificação e desenvolvimento do basquetebol africano. A informação foi avançada pelo Vice-presidente do Petro de Luanda para o Basquetebol, Anselmo Monteiro, durante uma curta entrevista que concedeu ao programa (Manhãs de Desportos) da Luanda Antena Comercial (LAC).
Anselmo Monteiro fez saber, também, que há interesse da NBA em realizar competições entre as principais equipas da Liga Norte-americana de Basquetebol e de África.
«Este ano vai ser investido mil milhões de dólares norte-americanos para o desenvolvimento do basquetebol africano, e pensa-se, inclusive, em fazer uma competição ‘NBA e África’ com equipas fixas como são os franchising dos Estados Unidos da América», revelou.
Anselmo Monteiro fez ainda que, a NBA quer proporcionar melhorias no basquetebol africano, tornando-o mais sustentável, de forma a atrair receitas financeiras aos clubes com a criação de mais academias.
O dirigente explicou, por outro lado, que não há qualquer estratégia da Liga Americana de Basquetebol em retirar jogadores da BAL, mas sim dar maior protagonismo ao basquetebol praticado no continente berço.
Entretanto, com as receitas colocadas à disposição das equipas que participam da BAL, são suficientes para formar plantéis sólidos de forma a tornar a competição mais competitiva, como fez saber o dirigente do Petro de Luanda, que, pela segunda época consecutiva, vai representar angola na maior montra do basquetebol africano a nível de clubes.