É NOTÍCIA: Bornito de Sousa quer massificação da natação paralímpica

No quadro do seu projecto “natação para todos”, o Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, após o término da sua visita à sede da Federação Angolana...


No quadro do seu projecto “natação para todos”, o Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, após o término da sua visita à sede da Federação Angolana de Natação(FAN), referiu ser, também, prioridade a massificação da “natação paralímpica”, para que seja um projecto inclusivo e abrangente.

Nesta sexta-feira, 22, Bornito de Sousa acrescentou igualmente, durante a reunião com o órgão reitor de natação no país, que o desporto deve ser um factor de unidade.

O programa, encabeçado por si, tem como mote reduzir mortes por afogamentos nos mares, rios, lagos, lagoas e piscinas, e será lançado em Maio, nas províncias de Luanda, Huambo e Benguela.

Após ter recebido explicações detalhadas sobre as acções federativas, Bornito de Sousa sugeriu ainda o lançamento de programas de natação para bebês, visando evitar mortes por afogamento na fase inicial de vida.

O também professor universitário aconselhou a levar o projecto “natação para todos” ao redor do projecto CAFU, na província do Bié, que visa minimizar mortes por asfixia naquelas valas feitas para o combate à seca na região.

Sobre a recente participação da Selecção Nacional no Campeonato Africano da Zona IV, disputado na Zâmbia, o responsável mostrou-se regozijado com os resultados.

Na competição continental, Angola conquistou nove medalhas, das quais duas de ouro, três de prata e quatro de bronze, classificando-se na 12ª posição do quadro geral.

Contudo, sugeriu melhor exploração dos meios legais de financiamento para permitir maior cumprimento dos planos de desenvolvimento, citando como exemplo a Lei do Mecenato.

Bornito de Sousa caracterizou a natação como uma das modalidades mais completas. No entanto, entende que carece de maior divulgação por parte dos meios de comunicação social, tal como outras modalidades, como o hóquei em patins.

Fonte: ANGOP

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023