O Orlando Pirates jogou neste domingo com Simba e perdeu por 1-0, para a primeira mão dos quartos de finais da Taça Nelson Mandela, o seu treinador mostrou-se indignado com tudo que presenciou na Tanzânia, se queixando da forma como foram recebidos, tratados no hotel, e, a actuação da equipa de arbitragem em Campo.
Vários são os treinadores e dirigentes que vêem reclamando comportamentos anti desportivos for clubes daquela paragem.
Depois do jogo, o treinador do Orlando Pirates Mandla Ncikazi, durante a conferência de imprensa pdepois de perder disse:
“Porque é que os africanos fazem isto a outros africanos, acham mesmo que a hostilidade que temos quando viemos aqui quando o Simba vai para a África do Sul devemos tratá-los dessa forma?”
“É isso que esperavas? E todos vocês aqui vão mentir e escrever mentiras, escrever a verdade, Simba não merecia ganhar. O Pênalti que eles beneficiaram não foi pênalti, pênalti que nós pegamos não foi dado, e o VAR nada fez.
“O tratamento que recebemos do estádio para o hotel e aeroporto, porquê é que fazem isto com africanos para outros africanos, vamos melhorar o futebol no continente e estamos todos orgulhosos do Simba ter ganho, eles não ganharam, de forma justa.
“Deviam ter vergonha de vocês mesmos como africanos, mas ouçam isto, vamos tratar o Simba com decência quando vierem, vamos mostrar-lhes o que é ser um verdadeiro africano dando-lhes a melhor hospitalidade e tratá-los como seres humanos s.
“Não tratem os visitantes da forma como somos tratados aqui, deviam todos ter vergonha. Nós não merecíamos perder, os oficiais nos fizeram perder”.