A FIFA, após reunião ontem, quarta-feira, 30, deu luz verde ao novo regulamento sobre empréstimos de jogadores, que entrará oficialmente em vigor a partir de 1 de Julho. Até agora, não havia limitações a este nível.
As novas regras vão aplicar-se a todos os futebolistas profissionais com 21 anos, ou menos, formados nos respectivos clubes, e o regulamento terá impacto tanto no número máximo de jogadores que podem ser contratados ou emprestados como na duração das cedências, que vão passar a ter a duração mínima de seis meses, não podendo ultrapassar um ano.
Os clubes pertencentes às federações filiadas à FIFA terão três anos para cumprir as novas regras.
Assim, para a próxima temporada, de 1 de Julho de 2022 a 30 de Junho de 2023, um clube pode receber, no máximo, oito jogadores emprestados e ter igual número de cedências.
Na época seguinte, de 1 de Julho de 2023 a 30 de Junho de 2024, a configuração é idêntica, mas com uma redução para sete jogadores e, finalmente, a partir de 1 de Julho de 2024, a limitação será, no máximo, seis profissionais. Além disso, o número de empréstimos entre dois clubes limita-se a um máximo de três jogadores para ceder ou receber.
O debate sobre esta questão iniciou-se em 2017, mas a aplicação das regras pela FIFA foi interrompida devido à pandemia da Covid-19
Texto: todo direito Abola pt.