É NOTÍCIA: Toy Limpa Chão aborda futuro numa conversa aberta

Há bem pouco tempo, Toy Limpa Chão esteve na maior cimeira do basquetebol africano, que teve como palco a cidade de Dakar, capital senegalesa, a convite...


Há bem pouco tempo, Toy Limpa Chão esteve na maior cimeira do basquetebol africano, que teve como palco a cidade de Dakar, capital senegalesa, a convite da FIBA Afrique. O jovem angolano que se dedica a limpar a quadra de basquetebol com arte e diversão viu o seu trabalho a ser melhor recompensado do ponto de vista financeiro.

Em conversa aberta, recentemente no programa “Papo Reto”, emitido em plataforma digital da Rádio Ouvinte, Toy Limpa Chão falou de vários assuntos que dominam o desporto nacional sem deixar de fora as questões sociais do país.

Para Toy Limpa Chão, foi uma experiência sensacional ter estado na BAL e mostrar o seu talento em Dakar, que foi palco da primeira fase da African Basketball League (BAL).

«Foi muito bom, o público em Dakar ficou maravilhado. Aliás, o jovem angolano tem muito talento, mas poucos acreditam. 60 por cento dos jovens estão mais dedicados à bebida alcoólica e têm muito receio de fazer o que eu faço, por vergonha», disse.

Toy deixou nas entrelinhas que quer preparar outros jovens para substituí-lo num futuro próximo.

«O meu desejo é encontrar outros jovens para darem continuidade ao trabalho que faço, porque sei que com o tempo já não terei forças para continuar a trabalhar. Já estou com 40 anos», explicou.

Questionado sobre o porquê da fraca presença de jogadores angolanos na NBA, o carismático respondeu: «acredito que se deveu ao baixo nível de escolaridade. Temos poucos jogadores formados no nosso país, e lá o estudo conta muito», opinou.

O agora funcionário do Petro de Luanda, disse que era irrecusável a proposta que lhe foi apresentada pela direcção tricolor.

«Vivo na casa de renda e a proposta que o Petro me apresentou ainda é um segredo, mas o Petro vai melhorar a minha condição de vida, por isso, não tive outra escolha se não aceitar o convite», revelou.

Toy Limpa Chão, que conta com 40 anos de idade, disse que o seu jeito de trabalhar em quadras de basquetebol já lhe propôs a muitas cobiças de senhoras que vão assistir a uma partida de basquetebol.

«Sim, às vezes quando estou a trabalhar, elas me dizem Toy, gosto do teu jeito de trabalhar, essa tuas pernas, rsrsr rsrsr, será que vais aguentar? rsrsr», contou.

O homem, que começou a sua actividade em 1998 pelo Atlético Sport Aviação (ASA), conta que o seu único objectivo é animar os adeptos com show «quando estou a limpar o chão dou o meu melhor», explicou.

Toy Limpa Chão revelou que nesta sua odisseia só começou a ver os seus ordenados quando começou a trabalhar pelo 1º de Agosto.

«Só comecei a ver dinheiro quando a direcção do 1º de Agosto contratou-me em 2002–, o Tio Junqueira apresentou-me ao Melo Xavier, e aí comecei a trabalhar. Saí de lá devido a crise, eles falaram comigo e eu precisava encontrar uma outra equipa», disse.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023