Apesar de ter dado um não a Cabo Verde em várias ocasiões, o ex-extremo do Sporting de Portugal está agora disponível para representar o seu país, e deverá mesmo representar a selecção Cabo-verdiana de futebol nos próximos jogos.
«Jovane Cabral disse-nos que já está disponível para representar a selecção nacional nos próximos jogos. Diz que estará pronto como qualquer outro cabo-verdiano», garantiu o seleccionador Bubista, uma entrevista à Rádio de Cabo Verde.
Jovane Cabral deve fazer a sua estreia pelos tubarões azuis nos próximos jogos, conforme avança o site boohmagazine.
Jovane Cabral, natural da cidade de Assomada, no conselho de Santa Catarina, interior da Ilha de Santiago, já jogou uma vez pela selecção AA de Cabo Verde, num jogo particular frente ao Luxemburgo, em Março de 2017, quando tinha apenas 18 anos. Desde então, mostrou-se sempre indisponível para participar em jogos oficiais.
Ao festejar o título de campeão de Portugal, no Estádio Alvalade, em Lisboa, em 11 de maio, Jovane Cabral causou polémica ao cobrir-se com a bandeira de Cabo Verde. «Ele é Cabo-verdiano como qualquer um de nós. Fiquei feliz com o gesto dele, porque se sente Cabo-verdiano», disse “Bubista” na altura.
Agora sabe-se que afinal já tinha decidido defender os tubarões e que apenas estava à espera de uma hora certa para comunicar a decisão aos Cabo-verdianos.
Há seis anos, Jovane Cabral representava o Desportivo de Nhagar (Assomada), quando foi contratado para representar os juniores do Sporting na época desportiva 2013/14.
Na presente temporada, fez uma época excepcional, ajudando o Sporting a ganhar o campeonato português pela primeira vez em 19 anos. O jogador de 22 anos marcou cinco golos em 24 jogos, e teve quatro assistências. Jovane, que entrou no onze ideal da época da Liga portuguesa, conquistou também na sua carreira a Taça de Portugal e duas Taças da Liga.