Segundo a agência Reuters, a FIFA e UEFA decidiram suspender a Rússia de toda as actividades a nível do futebol europeu e internacional devido a invasões das tropas russas na Ucrânia.
A decisão das duas estruturas foi anunciada esta segunda-feira, 28, num comunicado conjunto, segundo o qual os clubes e as selecções da Rússia estão suspensos por tempo indeterminado de todas as competições abrangidas pelos dois organismos do futebol mundial.
«Todos os clubes e selecções russas estão suspensos da participação nas competições da FIFA e da UEFA até o novo aviso», refere o comunicado.
«O futebol está totalmente unido em total solidariedade com todas as pessoas afectadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore rapidamente para que o futebol volte a ser um vector de unidade e paz entre os povos», lê-se.
A suspensão da Federação de Futebol da Rússia por tempo indeterminado pode significar que a Rússia não vai poder participar no play-off de acesso ao Campeonato do Mundo 2022, no qual disputaria uma vaga na fase final com a Polónia, Suécia e Chéquia.