É NOTÍCIA: Equipas do Girabola anseiam dinheiro do Consórcio para suportar despesas

Após a entrevista concedida à imprensa, no dia 24 de Janeiro, pelo Presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur de Almeida e Silva, sobre a...


Após a entrevista concedida à imprensa, no dia 24 de Janeiro, pelo Presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur de Almeida e Silva, sobre a retoma do Consórcio de Empresas para patrocinar o Girabola 2021-22, nomeadamente: Sonangol, Endiama e Sodiam, metade dos 16 clubes que competem na presente edição do Girabola estão a contar os dias para que o dinheiro chegue às suas contas bancárias face a necessidade extrema que estas equipas enfrentam.

Equipas como: Sporting de Benguela, Sporting de Cabinda, Progresso, Libolo e Académica do Lobito, apenas para citar estas, estão em “queda livre”, podendo abandonarem o campeonato a qualquer altura, segundo apurou a nossa redacção.

Por sua vez, Artur de Almeida e Silva, que falava durante a sua visita de trabalho ao Dundo, província da Lunda Norte, fazia menção que, nas próximas duas semanas, a situação estará resolvida, e que no seu entender vai aliviar alguns clubes que vivem várias dificuldades.

«Tivemos um constrangimento muito grande com o consórcio, que prejudicou várias equipas. Mas conseguimos com o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) retomar o processo com o consórcio, e estamos a prever que nos próximos 10/15 dias as empresas retomam com o crédito à FAF. Já apelamos ao governo sobre tudo ao próprio IGAPE, que rapidamente mobilizou as empresas do consórcio para retomar com o apoio», garantiu.

Feitas as contas pela nossa redacção, o dinheiro deve estar disponível aos clubes nos próximos dias, fazendo referência ao período anunciado pelo presidente do órgão reitor do futebol angolano.

Só para se ter uma ideia da agravante situação financeira vivida por algumas equipas do Girabola, os jogadores do Progresso e do Recreativo do Libolo paralisaram os trabalhos e podem não ir a jogo nesta 20ª jornada, que começa a ser disputada neste fim-de-semana. A formação do Progresso tem deslocação marcada para Cabinda, onde deve defrontar o Sporting local, ao passo que o Libolo é esperado no Huambo, para jogar com o Recreativo da Caála, no próximo sábado, 19.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023