É NOTÍCIA: Pedro Gonçalves fala num possível regresso de Angola ao Mundial

Numa entrevista concedida ao jornal EXPRESSO, editado em Portugal, o seleccionador nacional de Angola, Pedro Gonçalves, abordou vários assuntos desde que chegou a Angola, dentre os...


Numa entrevista concedida ao jornal EXPRESSO, editado em Portugal, o seleccionador nacional de Angola, Pedro Gonçalves, abordou vários assuntos desde que chegou a Angola, dentre os quais, o Campeonato Africano das Nações (CAN), bem como a sua posição enquanto treinador dos Palancas Negras.

Pedro Gonçalves, questionado sobre a possibilidade de ver novamente angola numa fase final de um mundial, o técnico português entende que há potencial em termos de jogadores, porém, não acredita que se chega lá sem investimentos.

«Na minha visão, daquilo que é a realidade de Angola, potencial existe, sem sombra de dúvidas. Infelizmente, condições e recursos, neste momento, não existem e têm de ser melhoradas. Temos vindo a apelar, junto dos órgãos competentes do Estado, para que haja um outro apoio no sentido de [fazer] acreditar no nosso potencial, naquilo que é a matéria prima que temos ao dispor», disse.

Pedro Gonçalves acredita que se todas as condições forem acauteladas, na próxima fase de apuramento ao Mundial 2026, Angola terá, certamente, uma palavra a dizer.

«Angola tem muitos jogadores com mais-valia que se podem desenvolver e crescer connosco, bem como outros que podemos agregar caso eles sintam que estamos na real direcção. Acredito que, no próximo Mundial, Angola pode ter uma palavra a dizer quanto à qualificação, até porque previsivelmente serão nove vagas mais uma, segundo transmitiu o próprio presidente da FIFA numa reunião na nossa federação, há dois anos. Dado este crescimento, dado o crescimento das camadas jovens – e felizmente tive a oportunidade de fazer todo esse processo, sei bem o que é o potencial do jogador angolano –, honestamente acredito que Angola tem potencial para estar presente no próximo Mundial», acreditou.

Durante a entrevista, Pedro Gonçalves não escondeu o desejo de ver Angola num CAN, tendo referido que é a grande prioridade do seu mandato.

«Aquilo que, como equipa, queremos perspectivar é mesmo atingir o CAN. Ou seja, que este crescimento se concretize com o atingir do CAN 2023. Esse é o nosso objectivo. Para tal, teremos de ter o apoio especialmente do Estado, da sociedade civil e das forças vivas de Angola».

O técnico português, de 43 anos, pede mais apoio ao Estado angolano para que tal desejo seja concretizado.

«O Estado tem um papel determinante. Queremos mostrar que temos potencial, acreditem em nós, ajudem-nos e auxiliem para que consigamos fazer um conjunto de actividades que nos tornem mais fortes e isto se consubstancie no apuramento para a CAN», apelou.

Dentro dos vários assuntos abordados durante a entrevista, o técnico dos Palancas Negras referiu a reestruturação que está a ser feita na Federação Angolana de Futebol, com o auxílio de consultores FIFA, a fim de capacitar toda estrutura da FAF.

«Estamos a trabalhar um conjunto de procedimentos de evolução, também com auxílio da FIFA. Tivemos recentemente uma reunião com um consultor FIFA que está a ajudar-nos a estruturar a federação e, no fundo, a profissionalizar e dar competências e ferramentas para que as pessoas sejam mais competentes nas diversas áreas», referiu.

Recorde-se que Pedro Gonçalves renovou o seu vínculo contratual com a Federação Angolana de Futebol (FAF) até 2023, cujo principal objectivo passa por apurar Angola na próxima fase final de um CAN, que terá lugar em 2023, na República do Borkina Faso.

Entretanto, Angola conhece os seus adversários para o apuramento ao CAN 2023, no dia 22 de Janeiro, quando for realizado o sorteio, na Sede da CAF, no Cairo, Egipto.

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023