Aos 16 anos de idade, Raphael Mbutila foi convidado pela direcção da COSAFA, para ajuizar jogos da Taça Cosafa em sub 17, que vai decorrer de 30 de Novembro a 10 de Dezembro do corrente ano, no reino do Lesotho, segundo avança a imprensa zambiana, neste sábado, 05.
Rafael Mbutila, apaixonado pela arbitragem, já em Março foi convidado pela Liga de Futebol Profissional da Zâmbia para ajuizar a partida entre Zesco United e o Forest Rangers, como o árbitro mais jovem a liderar uma partida de futebol em África.
Raphael Mbutila recebeu com agrado o convite oficial da COSAFA para se mostrar no torneio que vai apurar equipas da região da SADC para as competições jovens sub a égide da Confederação Africana de Futebol (CAF).
Rafael Mbutila, de 16 anos de idade, numa entrevista concedida à imprensa zambiana, disse que o seu sonho é chegar ao mais alto nível da arbitragem no continente africano e no mundo. Questionado sobre em quem busca semelhança, Mbutila considerou o seu compatriota Jannes Sicakzwe como a sua fonte de inspiração.
Raphael Mbutila disse que o seu sonho era ser um jogador de futebol, mas logo se apercebeu que não levava geito e migrou para a área da arbitragem.