É NOTÍCIA: Número de estrangeiros no Girabola sobe após três épocas de fraco registo

Apesar da crise financeira que atravessa o desporto angolano e o futebol em particular, o número de estrangeiros no campeonato nacional da primeira divisão, vulgo “GIRABOLA”,...


Apesar da crise financeira que atravessa o desporto angolano e o futebol em particular, o número de estrangeiros no campeonato nacional da primeira divisão, vulgo “GIRABOLA”, voltou a subir cinco por cento, comparadamente as três últimas épocas.

Uma análise feita pela redacção do Bola Em Campo dá conta de que, da 16 equipas que competem na presente edição do Girabola 2021-22, 14 clubes têm pelos menos um jogador expatriado. A nossa redacção apurou, de igual modo, que equipas como Petro de Luanda, Sagrada Esperança, Wiliete Sport Clube de Benguela, Bravos do Maquis, 1°de Agosto e Interclube foram as equipas que mais trouxeram jogadores oriundos de outros países aos seus plantéis.

Todavia, o mercado mais visitado continua a ser o da República Democrática do Congo, seguido do Brasil, Portugal e Burkina Faso. Para este ano, o Petro de Luanda foi a Portugal buscar quatro jogadores portugueses, número até ao momento já mais visto numa formação angolana. Desta feita, a equipa do Eixo Viário reduz a presença de brasileiros, com as saídas de Tony Ribeiro e Maikon Leite.

Das principais equipas, notámos que o Sagrada Esperança tem quatro estrangeiros no seu plantel, sendo dois malianos, um congolês democrático e um senegalês, ficando ainda reservada a chegada de mais um jogador estrangeiro na reabertura do mercado.

O Interclube de Angola tem 4 estrangeiros, um Italo-brasileiro, um gambiano, um congolês democrático e um português.

Igual número tem também a equipa do leste de Angola, Bravos do Maquis; tem uma presença considerável de estrangeiros com maior proveniência ao mercado da áfrica central.

O Bola Em Campo apurou, também, que dada a falta de divisas no mercado nacional parte dos estrangeiros que actuam no Girabola recebem os seus ordenados na moeda local, pelo que devem depois obter outra moeda por via das instituições financeiras do país.

O Bola Em Campo dá-lhe a ver a lista de clubes com mais estrangeiros nos seus plantéis.

Petro de Luanda -6.
Sagrada Esperança-4
Bravos do Maquis-4/1
1°de Agosto-3/4
Wiliete SC-4
Intetclube-3

Marcos Olgário

Marcos Olgário

Deixe o seu comentário

Classificação Girabola 2023/24

Data provided by Scoreaxis

Últimas

Siga o nosso Facebok

CAN 2023