Saiba como a Hyundai utiliza o circuito de Nürburgring para aperfeiçoar desportivos N

Os desportivos N da Hyundai passam pelo circuito de Nürburgring para aperfeiçoar a performance, mas também para garantir o máximo de durabilidade. Em 2013, a Hyundai...

Os desportivos N da Hyundai passam pelo circuito de Nürburgring para aperfeiçoar a performance, mas também para garantir o máximo de durabilidade.

Em 2013, a Hyundai decidiu inaugurar um novo centro de testes ao lado de Nürburgring, tornando o circuito numa verdadeira pista de testes para os modelos Hyundai N. No traçado, a Hyundai coloca os veículos à prova para aperfeiçoar as capacidades de performance num dos circuitos mais exigentes do mundo. A título de curiosidade, a marca sul-coreana revela que no Nordschleife bastam dois quilómetros para encontrar defeitos, um trabalho que se fosse feito em estradas públicas demorariam entre 50 e 100 km a descobrir.

Durante os testes de resistência, os modelos Hyundai N cobrem uma distância equivalente a 180 mil quilómetros durante um período de apenas quatro a seis semanas. Cada modelo testado dá, no mínimo, 480 voltas ao redor da Nordschleife em piso seco e molhado. Ainda, uma equipa de pilotos profissionais com anos de experiência em corrida e teste de veículos, conduz os modelos pelo circuito. No caso do recém apresentado Hyundai Kauai N, o SUV realizou um total de 489 voltas aos mais de 20 quilómetros do circuito, o que corresponde a uma distância total de 10 187 quilómetros.

Quais os parâmetros estudados?

Durante as inúmeras voltas, os engenheiros monitorizam vários parâmetros de dados para posteriormente otimizar aspetos do veículo. Quando os dados de teste registados são analisados, o centro de teste transfere os resultados para o centro de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai Motor, em Namyang, para desenvolver e melhorar a qualidade do veículo.

Durante os testes, o principal foco é a performance, ou seja, são analisados dados de condução, direção, motor, transmissão e travões de forma a garantir a melhor afinação possível. Os engenheiros devem, também, garantir que o modelo é capaz de suportar velocidades elevadas e grandes quantidades de força sem apresentar um mau funcionamento. Ao enfrentar os desafios do circuito os vedantes, rolamentos, tampas e peças aerodinâmicas devem permanecer em perfeitas condições para garantir a máxima performance. Caso surja um problema, como uma rotura, peça partida ou desgaste preliminar, os engenheiros devem identificar uma solução antes de retomar o teste. O derradeiro objetivo passa por elevar todos os componentes relevantes do modelo Hyundai N a um nível elevado de segurança, durabilidade e performance.

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